Tema de Redação

ATUALIDADES | Objetificação do corpo feminino

Equipe RND
Escrito por Equipe RND em 8 de setembro de 2020
ATUALIDADES | Objetificação do corpo feminino
Aprenda a escrever uma Redação Nota Dez

Receba nosso conteúdo em seu e-mail:

A partir da leitura e reflexão sobre os textos de apoio abaixo, escreva um texto dissertativo-argumentativo no qual você discorra sobre o seguinte tema: As consequências da objetificação do corpo feminino e como solucionar este problema. Caso julgue necessário, busque leituras adicionais.

Não deixe de fazer o seu brainstorm -> esqueleto -> rascunho.

TEXTOS DE APOIO

Texto 1

Quando falamos de objetificação do corpo feminino estamos nos referindo à banalização da imagem da mulher, quando a aparência das mulheres importa mais do que todos os outros aspectos que as definem enquanto indivíduos.

E isso implica em um outro processo: a auto-objetificação, esta consiste na internalização do olhar externo sobre o próprio corpo, principalmente o olhar objetificado na sexualidade do indivíduo na sociedade. Ela leva à preocupação excessiva com a aparência em detrimento dos estados corporais e das competências físicas, sendo manifesta por um monitoramento e uma auto-vigilância corporal constante, que pode levar a sérias consequências fisico e mentais, além do surgimento de comportamentos inadequados que impactam a saúde e no bem-estar do indivíduo. [Leia o texto completo]

Fonte: Objeto, objetificação e o seu corpo | Eu Vejo

Texto 2

A objetificação do corpo feminino tem várias consequências danosas. A primeira delas é a estereotipação da mulher e o estabelecimento de padrões estéticos irreais. Uma vez que o julgamento inicial de uma pessoa se dá pela aparência, existe uma expectativa do que é bom ou ruim, certo ou errado e, consequentemente, a exclusão e depreciação de mulheres que não atendem a esses padrões. Muitas vezes, vemos em ambientes familiares ou profissionais mulheres sendo hostilizadas pelo seu peso, altura, cabelo, depilação, formato de corpo e demais atributos físicos.

Outra consequência danosa desse fenômeno é a auto-objetificação da mulher. Mulheres que vivem em ambientes de objetificação tendem a se auto-objetificar e também a objetificar outras mulheres, sofrendo, assim, danos de autoestima e de socialização. Em pesquisa publicada na Psychological Science em 2013, sugeriu-se que mulheres que apresentam altos níveis de auto-objetificação tendem a ser menos ativas socialmente. [Leia o texto completo]

Fonte: O que é objetificação da mulher? | Politize!

Imagem: Reprodução

Para ajudar você a escrever uma redação nota dez, criamos o e-book Redação Sem Medo. Clica no banner abaixo para conhecer!

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *