Tema de Redação

ATUALIDADES | Condomínios: segurança ou segregação?

Equipe RND
Escrito por Equipe RND em 21 de julho de 2020
ATUALIDADES | Condomínios: segurança ou segregação?
Aprenda a escrever uma Redação Nota Dez

Receba nosso conteúdo em seu e-mail:

A partir da leitura e reflexão sobre os textos de apoio abaixo, escreva um texto dissertativo-argumentativo no qual você discorra sobre o seguinte tema: Condomínios: segurança ou segregação? Caso julgue necessário, busque leituras adicionais.

Não deixe de fazer o seu brainstorm -> esqueleto -> rascunho.

TEXTOS DE APOIO

Texto 1

E segregação urbana nada mais é que o loteamento forçado das cidades privilegiando os que podem bancar essa conta, em diversos padrões.
Só que o grande problema disso tudo é que a segregação tende a enfraquecer as relações sociais, a tolerância e o contato com o diferente.
O conceito de cidade perde totalmente seu sentido sem essa troca que só teria a agregar valor diante de uma realidade injusta e cruel a qual fazemos parte. Sim, fazemos parte disso tudo e não podemos simplesmente virar as costas. [Leia o texto completo]

Fonte: Cidades ‘loteadas’ só fazem aumentar sensação de insegurança / Rede Brasil Atual

Texto 2

Alphaville é uma das comunidades mais antigas, maiores e mais conhecidas do Brasil. Com sede fora de São Paulo, foi criada em 1978 para uma elite metropolitana que queria refúgio de crimes no centro da cidade.
Desde então – e com o incentivo extra de baixos impostos – o condomínio tem crescido constantemente e gerado inúmeras imitações. Alphaville agora compreende 16 condomínios fechados, ou condomínios, com dezenas de outros em sua periferia, além de um distrito comercial e industrial circundante.
As paredes variam em tamanho, mas um exemplo típico é Alphaville 3, que tem uma estrutura de perímetro de concreto caiado de 2,5 milhas de comprimento (4 km de comprimento) que sobe a uma altura de 2,5 metros, em cima da qual fica um metro eletrificado e farpado de 1,5 metro. – cerca alta. Além disso, os 4.000 moradores do complexo Alphaville 3 são protegidos por CCTV e 60 seguranças; eles estão desarmados, mas podem convocar unidades policiais militarizadas estacionadas nas proximidades.
Uma extrapolação aproximada sugere que os 60 mil residentes dos 16 condomínios de Alphaville têm um total de 40 quilômetros de muros e 960 guardas, além de um forte apoio policial. Alphaville agora se tornou uma franquia, com comunidades semelhantes em cidades por todo o Brasil, um reflexo de uma tendência global mais ampla que viu milhares de quilômetros de muros erguidos entre bairros ricos e pobres ao redor do mundo. [Leia o texto completo]

Fonte: A divisão entre ricos e pobres / The Guardian

Boa produção!

Um abraço,
Equipe Redação Nota Dez

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *