Tema de Redação

ATUALIDADES | O brasileiro sabe votar?

Equipe RND
Escrito por Equipe RND em 6 de outubro de 2020
ATUALIDADES | O brasileiro sabe votar?
Aprenda a escrever uma Redação Nota Dez

Receba nosso conteúdo em seu e-mail:

A partir da leitura e reflexão sobre os textos de apoio abaixo, escreva um texto dissertativo-argumentativo no qual você discorra sobre o seguinte tema: O brasileiro sabe votar? Caso julgue necessário, busque leituras adicionais.

Não deixe de fazer o seu brainstorm -> esqueleto -> rascunho.

TEXTOS DE APOIO

Texto 1

Eu não acho que tenho preparo suficiente para decidir quem deveria presidir uma nação, por exemplo. Poucos (pouquíssimos) são aqueles que podem falar sobre os candidatos com propriedade e conseguem fazer uma análise do momento político de agora e do futuro. Claro que eu votei pensando num País melhor, não pior, mas eu não faço a menor ideia se eu fiz direito. Pouquíssimas pessoas fizeram isso. Pense bem, você estudou de verdade os candidatos? Então. Podemos perceber isso com duas decisões em votações que pegaram a todos de surpresa. Inclusive os votantes. A da aprovação da saída do Reino Unido da UE e a do acordo de paz na Colômbia com as Farc. Olhando de fora, a maioria diz que foram duas decisões equivocadas.

Mais uma vez digo, a democracia é o que temos de melhor. Ou de menos pior. Mas a cada eleição eu percebo que precisamos urgentemente repensar tudo. A maioria decidir é o certo. Mas lembrem que a maioria, na Alemanha, apoiou o nazismo. Também não estou aqui fazendo apologia ao parlamentarismo ou à monarquia, muito menos à ditadura. Só observo que o povo, e eu faço parte dele, não é bem informado, não tem boa educação e, pelo número de abstenções, também não está muito interessado em política ou pelo menos está desestimulado com ela. Aí esse povo é que decide quem vai governar? Tenho dúvidas. Não faço a menor ideia de qual seria a solução, deixo isso para aqueles bem mais aprofundados. [Leia o texto completo]

Fonte: O povo sabe votar? / Istoé

Texto 2

A verdade, nua e crua, é que o brasileiro não sabe votar por falta de boa ‘formação política’. A análise de que “não há em quem votar’ ou de que “os candidatos são sempre os mesmos”, para justificar a nossa tão desvirtuada e irresoluta democracia, não tem sustentação, beira a falta de bom senso, visto que não está nisso a causa dos nossos grandes males.

Nenhum interesse em provocar quem defende a equivocada análise, mas o que falta no eleitor brasileiro, em primeiro lugar, é ‘formação política’, que não se confunde, propriamente, com o grau de escolaridade. Um agricultor, um pequeno comerciante, um comerciário, um trabalhador braçal, um desempregado, um estudante, todos esses, podem ser politizados sem necessariamente possuir uma educação superior ou de segundo grau. O mesmo se diga do semianalfabeto, e até do analfabeto que esteja engajado num projeto sociopolítico de melhorias para a zona rural, por exemplo, desde que não seja refém de um único partido político, ou de um grupo fechado de pessoas, que lhe venha tolher a capacidade de entender o mundo, a realidade à sua volta. Os meios de comunicação do mundo moderno propiciam a qualquer pessoa a capacidade de conhecer, analisar e poder escolher o que é melhor para si e para a sua comunidade.

(…)

Ora, é justamente o povo quem põe o governante e o parlamentar no poder. Se o povo, ao invés de votar em candidatos conhecidos como “políticos de carteirinha” ou não confiáveis, ou naquele(s) que dizemos ser “o menos pior”; se, ao invés de votar em palhaços, artistas e apresentadores de TV, que não conhecem leis e não sabem como aplicá-las, os quais também não têm postura ética e confundem, com ares de bom moço, o eleitorado, fosse às urnas para votar em branco ou anular o voto, de uma maneira generalizada, num claro e inequívoco voto de protesto, tenham certeza de que todo esse ‘sistema eleitoral’ seria varrido e estaríamos contribuindo para mudar o país. [Leia o texto completo]

Fonte: Eleições e formação política do brasileiro / JUS.com.br

Texto 3

Leia ainda

O passo a passo do voto brasileiro: como conhecer seu candidato? / Futura

Boa produção!

Um abraço,
Equipe Redação Nota Dez

Foto: Reprodução

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “ATUALIDADES | O brasileiro sabe votar?”

Roberto

Achei ótimo.
A maioria de nós não sabe votar. Votamos em políticos corruptos, não sabemos escolher bem nossos representantes. ( até parece que temos como fazer isso).
Faz quatro eleições que não sei em quem votar, então anulo meu voto para ter a sensação de que se algo der errado, fico com a consciência tranquila. ( não votei em ninguém).