A partir da leitura e reflexão sobre os textos de apoio abaixo, escreva um texto dissertativo-argumentativo no qual você discorra sobre o seguinte tema: Como resolver o problema do analfabetismo funcional no Brasil? Caso julgue necessário, busque leituras adicionais.
Não deixe de fazer o seu brainstorm -> esqueleto -> rascunho.
TEXTOS DE APOIO
Texto 01
Segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf), é a capacidade de compreender, utilizar e refletir sobre informações contidas em materiais escritos para ampliar conhecimentos e participar da sociedade. Isso nos mais diversos âmbitos, como em meio à família e à comunidade, ao consumo, à Educação formal e continuada, ao trabalho, à política e à religião.
O conceito abrange duas dimensões, o letramento, que é a habilidade de ler e escrever diferentes gêneros, com coerência e compreensão crítica. E o numeramento, ou seja, a capacidade de construir raciocínios e usar a Matemática para atender às demandas do cotidiano.
Fonte: O Brasil está mesmo alfabetizado? | Nova Escola
Texto 02
A escala do Inaf (Indicador de Analfabetismo Funcional) é organizada em 5 níveis: Analfabeto, Rudimentar, Elementar, Intermediário e Proficiente. Os dois primeiros níveis, Analfabeto e Rudimentar são categorizados como Analfabetos Funcionais. Já os dois últimos níveis, o Intermediário e o Proficiente são por vezes tratados conjuntamente como Alfabetizados Consolidados.
A tabela abaixo mostra a evolução do indicador ao longo de suas 10 edições, a partir de 2001.

Fonte: Brasil tem 38 milhões sufocados pelo analfabetismo funcional | Centro do Professorado Paulista – CPP
Texto 03
Fonte: O Brasil está mesmo alfabetizado? | Nova Escola
Texto 04
“Os jovens que estão escolarizados, em proporções muito maiores que seus pais e avós, serão melhores trabalhadores e também melhores pais, eleitores, consumidores e pacientes. O problema é que ainda há um número expressivo de analfabetos funcionais entre eles, mesmo estando mais escolarizados.”
Ana Lima, economista, fundadora da Conhecimento Social
Texto 05
“Alfabetismo significa lidar com um conjunto mínimo de habilidades de compreensão, codificação e produção com o alfabeto, ou seja, com a escrita. Talvez o índice de alfabetismo funcional, num primeiro momento, piore, uma vez que a mensagem chega cada vez menos somente pelo texto e cada vez mais de forma multiletrada, em vídeos, imagens e novas mídias.”
Roxane Rojo, professora de linguística
Texto 06
Canal: Jornalismo TV Cultura
Panorama | O analfabetismo funcional no Brasil
Boa produção!
Um abraço,
Equipe Redação Nota Dez
Posts recentes
- ATUALIDADES | A influência das redes sociais no autodiagnóstico em saúde mental
- ATUALIDADES | Refugiados ambientais e vulnerabilidade social
- ATUALIDADES | Perspectivas e desafios da educação a distância no Brasil
- ATUALIDADES | Mobilidade urbana e desigualdade social
- ATUALIDADES | Vício em apostas no Brasil: causas e consequências

ATUALIDADES | A influência das redes sociais no autodiagnóstico em saúde mental

ATUALIDADES | Refugiados ambientais e vulnerabilidade social

ATUALIDADES | Perspectivas e desafios da educação a distância no Brasil

ATUALIDADES | Mobilidade urbana e desigualdade social
Olá!
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.