Sem categoria

10 sites para baixar livros gratuitamente

Ena Lélis
Escrito por Ena Lélis em 2 de fevereiro de 2015
Aprenda a escrever uma Redação Nota Dez

Receba nosso conteúdo em seu e-mail:

livros grátis em pdf

Alguns leitores me escrevem pedindo indicações de leituras. Por serem concurseiros e vestibulandos (possivelmente como você, que está me lendo agora), indico revistas e jornais que lhes forneçam propriedade para falar sobre temas da atualidade. Mais que isso, formar sua própria opinião, o que é significativo para quem vai encarar um texto argumentativo pela frente.

Além das fontes sobre a atualidade, deixo claro que a boa literatura não pode ser deixada de lado. Ela fornece conteúdo rico para ser referenciado, além de beneficiar as mais criativas metáforas e alusões. Ao escrever isso, lembrei de uma aluna do Redação Nota Dez. Ótima leitora! Que prazer ler seus textos! Machado de Assis, Shakespeare, Vinicius de Moraes, Aristóteles, Bauman, Orwell… essas foram algumas de suas referências para tratar de temas como ciúme (tema subjetivo) e maquinização humana (tema objetivo). Sem falar de suas referências musicais, como Vivaldi e Chopin. Então, é preciso ler apenas sobre atualidades? Não. Pode ser suficiente. Mas é bem mais interessante quando o texto encanta o leitor/corretor.

O cotidiano de quem luta por uma vaga no serviço público ou nas universidades (ou ainda tirar uma boa nota na escola ;]) é acelerado. Eu sei. Quem não tem um dia corrido hoje em dia, hã? Além disso, livros são preciosidades caras (vale muito a pena conferir sebos!), não é mesmo? Pensando em unir leitura, praticidade e baixo (ou nenhum) custo, pesquisei sites que oferecessem livros gratuitamente e com alguma qualidade/diversidade. Da minha pesquisa, surgiu a lista abaixo.

Busque um livro, baixe-o para o seu celular/tablet/computador e leia no ônibus, na praia, na cama, onde quiser. Mas leia!

Alguns sites estão em inglês. Mas nada que o Google Tradutor não ajude a entender. 😉

1. Universia Livros

“O Universia Livros é uma iniciativa de incentivo e popularização da leitura promovida pela Rede Universia – maior rede de cooperação universitária da América Latina.”

2. Open Library

“Open Library é um catálogo de biblioteca aberta editável, a construção de sentido de uma página web para todos os livros já publicados.”

3. Biblioteca Brasiliana Mindlin

Um site da Universidade de São Paulo – USP, com cerca de 3mil títulos (entre livros, documentos e imagens) disponibilizados gratuitamente.

4. Casa de José de Alencar

A Biblioteca Virtual do site disponibiliza 14 obras do autor, entre elas estão Lucíola e Senhora.

5. Machado de Assis / Obra Completa

Site criado pelo Ministério da Educação – MEC. A obra completa de Machado de Assis. Que delícia!

6. Biblioteca Digital Mundial

“A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.”

Site muito bonito! Para quem se interessa por História e Geografia, as descobertas são fantásticas!

7. Domínio Público

Biblioteca virtual criada em 2004 para divulgar/disponibilizar clássicos da literatura mundial e “se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral”.

8. Saraiva Digital

Você sabia que a Livraria Saraiva possui uma seção de livros gratuitos? Pois é! Encontrei 236 livros (acredito que esse número vai aumentar), entre clássicos da literatura brasileira, títulos de filosofia, religião, autoconhecimento… Bons nomes!

9. Biblioteca Nacional de Portugal

Para quem gosta de autores portugueses, esse é o lugar! Quer ver parte da obra de Saramago rabiscada por ele? Você consegue aqui!

10. VirtualBooks

Vários clássicos encantadores!

Bom proveito! Boa leitura!

Forte abraço,
Ena Lélis

Você conhece algum site que não foi citado aqui? Comenta aí! Colabora com a gente! 😉

banner-fixo-postagens-vendas-blog

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “10 sites para baixar livros gratuitamente”

Celso

Gostei muito pela oportunidade encontrada no sitio. Mas gostaria de saber sobre dissertação da provas do Cespe dos concursos federais. Em especial da policia federal No mais estou muito grato.