Tema de Redação

ATUALIDADES | Uberização do trabalho

Equipe RND
Escrito por Equipe RND em 9 de agosto de 2022
ATUALIDADES | Uberização do trabalho

A partir da leitura e reflexão sobre os textos de apoio abaixo, escreva um texto dissertativo-argumentativo no qual você discorra sobre o seguinte tema: Uberização do trabalho. Caso julgue necessário, busque leituras adicionais.

Não deixe de fazer o planejamento da sua redação.

TEXTOS DE APOIO

Texto 1

O conceito de uberização do trabalho pode ser definido como um novo modelo de trabalho, que, na teoria, se coloca como mais flexível, no qual o profissional presta serviços conforme a demanda e sem que haja vínculo empregatício. 

Exemplo disso são os motoristas de aplicativos, que prestam serviços para determinadas plataformas, mas sem que haja uma regulamentação efetiva e que garanta os seus direitos trabalhistas.

Esse modelo de trabalho é defendido por algumas empresas, especialmente as de tecnologia. O argumento é que ele oferece mais flexibilidade para ambas as partes. Nesse contexto, o profissional seria “o seu próprio chefe” e responsável pelo gerenciamento do seu tempo (ou seja, ele é quem define quantas horas irá trabalhar). 

Apesar de o termo ter sido “emprestado” de uma das plataformas mais famosas, a uberização do trabalho não se restringe apenas aos motoristas de aplicativos e nem surgiu com o Uber. 

Na verdade, a uberização surgiu com o crescimento do modelo de negócio de plataforma. As plataformas podem ser definidas como orquestradoras de interações entre produtores e consumidores e têm três características marcantes:

  1. Os prestadores dos serviços intermediados pela plataforma são terceirizados.
  2. Os estoques das plataformas são totalmente ou majoritariamente de terceiros.
  3. As plataformas permitem que facilmente qualquer prestador de serviço com requisitos mínimos preste serviço na plataforma.

Hoje, diversas empresas de tecnologia seguem esse modelo. Redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter são plataformas. Empresas que atuam no varejo, como Mercado Livre, Amazon e Alibaba também. Aplicativos de entregas como Rappi e Ifood também. (…)

Quando falamos sobre uberização do trabalho, ou até mesmo sobre a modalidade a qual esse termo faz referência, logo associamos ao trabalho informal, uma das principais características desse modelo de negócio.

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, o número de desempregados no primeiro semestre de 2022 já representava cerca de 12 milhões de pessoas. Esse cenário contribui para o aumento dos empregos informais, que acaba se tornando a principal fonte de renda dessa parcela da população.

Isso faz com que cada vez mais pessoas busquem serviços com alta demanda, como é o caso dos aplicativos de entregas e transportes, e se submetam às condições propostas pela empresa parceira. Dessa forma, a precificação do trabalho desse profissional fica a cargo da plataforma e é extremamente volátil, outra característica da uberização do trabalho. 

Ao estabelecer um percentual de ganhos dentro desses aplicativos, as plataformas impedem que esses trabalhadores definam o preço do seu próprio serviço. Por consequência, para ter lucro com esse tipo de prestação de serviço, os profissionais precisam executar uma jornada de trabalho ainda maior do que em empregos formais.

Fonte: RAMOS, Débora. Uberização do trabalho: o que é e quais suas consequências / Coonecta

Texto 2

Prós…

  • Alternativa para o desemprego
  • Liberdade para escolher horários e tarefas
  • Flexibilidade
  • Você é seu próprio chefe
  • Foco em resultados
  • Possibilidade de aumentar a renda
  • Mais tempo para a vida pessoal

E contras

  • Falta de estabilidade
  • Sem salário fixo
  • Depende do esforço ativo do trabalhador
  • Perda de garantias trabalhistas da CLT
  • Falta de legislação
  • Possível precarização do trabalho
  • Falta de remuneração por hora extra

Fonte: MENDES, Tatyane. O que é a uberização do trabalho e qual o impacto dela? / Na Prática

Texto 3

Um dos principais problemas que permeia essa nova estrutura de trabalho é a absoluta ausência de obrigações e direitos trabalhistas entre as partes, ou a presunção dessa ausência.

Um profissional “uberizado” chega a trabalhar 14 horas por dia e, no final de anos de parceria com a plataforma, não terá direito às férias, 13º salário, descanso semanal remunerado, licença maternidade ou qualquer outro direito trabalhista. Também não possuirá a característica de contribuinte previdenciário, salvo se optar por ser contribuinte previdenciário individual (…).

Fonte: MATA, Leandro Ferreira da. A Uberização do trabalho no Brasil: desafios e perspectivas / Jus.com.br

Texto 4

Trailer do documentário “GIG – A Uberização do Trabalho”

Texto 5

“A imagem perfeita do trabalho no século XXI”.

Um trabalhador sem vínculo empregatício e sem direito trabalhista fazendo entrega de comida de um restaurante que não é onde ele trabalha, para alguém que a pediu por um aplicativo milionário que também não é onde ele trabalha. Usando uma bicicleta que não é sua e pela qual ele paga para usar a um banco bilionário que também não é onde ele trabalha. Ele não trabalha em lugar nenhum, sem vínculo empregatício e direitos trabalhistas porém trabalha muito (e provavelmente recebe pouco). Realmente, a imagem perfeita do trabalho no século XXI.

Fonte: (autor desconhecido)

Texto 6

Uberização do trabalho: documentário discute a precarização pós reforma / Programa Bom para Todos / Canal: Rede TVT

Texto 7

“Uberização” do trabalho / Programa Conexões / Canal: TV UFG

Boa produção!

Um abraço,
Equipe Redação Nota Dez

Imagem: Reprodução

Posts recentes

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “ATUALIDADES | Uberização do trabalho”

Paulo Vicente

Excelente!

Ena Lélis

Maravilha, Paulo! Fico feliz que tenha gostado. 🙂