Tema de Redação

SEGURANÇA PÚBLICA | A importância da tecnologia no combate ao crime

Equipe RND
Escrito por Equipe RND em 13 de março de 2023
SEGURANÇA PÚBLICA | A importância da tecnologia no combate ao crime

A partir da leitura e reflexão sobre os textos de apoio abaixo, escreva um texto dissertativo-argumentativo no qual você discorra sobre o seguinte tema: A importância da tecnologia no combate ao crime. Caso julgue necessário, busque leituras adicionais.

Não deixe de fazer o planejamento da sua redação.

TEXTOS DE APOIO

Texto 1

O Departamento de polícia de Chicago, nos Estados Unidos, recebeu um importante prêmio da Kennedy School of Government da Universidade de Harvard por sua inovadora estratégia de comunicação com a comunidade. É o website criado juntamente com a comunidade, que permite a qualquer cidadão saber como está o crime em seu quarteirão.

Essa tecnologia também permite a todos os policiais acessar informações sobre crimes, prisões, perfis dos criminosos mais procurados, mapas de incidência criminal. Segundo o criador do website, é preciso interagir com a comunidade para identificar, solucionar e prevenir o crime.
Fonte: Jornal O Globo [com adaptações], 02/11/2008, p.17.

Texto 2

A estratégia dessa filosofia [da Polícia Comunitária] é inserir os agentes policiais no convívio diário das comunidades para conhecer suas características e peculiaridades e então, de forma pronta e legítima, coibir práticas infracionais à legislação vigente. O que se busca é um policial integrado ao convívio da comunidade para atuar proativamente ante os delitos, a desordem e os próprios fatores que geram a violência. Essa integração entre as agências policiais e a comunidade deve ser constante e intensiva, explorando todos os meios de comunicação possível, dos mais tradicionais aos mais inovadores.

O fenômeno da internet trouxe para o mundo contemporâneo novas formas de interações sociais. A facilidade de comunicação, aliada à rapidez da informação, tem criado uma nova forma de socialização e interação baseada em relacionamentos via computadores, por meio de redes sociais. Tal formato de relações, consistente na personificação virtual do usuário, vem crescendo num ritmo gradativo, trazendo consigo o surgimento de um fenômeno social paralelo às interações sociais tradicionais.

Diante desse novo contexto, abre-se uma oportunidade para as organizações policiais, na prática da filosofia da Polícia Comunitária: buscar sua personificação nas redes sociais, gerando uma parceria que cria um canal de comunicação interativa com a comunidade em geral. Unidas – polícia e sociedade −, podem enfrentar os problemas de segurança pública.

Fonte: BACCIN, Leonardo; CRUZ, Tércia. Uma reflexão sobre a utilização das redes sociais como forma de auxílio à atuação da polícia comunitária / Revista Ordem Pública

Texto 3

Segundo o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, a utilização da tecnologia dará apoio aos policiais. “Temos uma estrutura gigantesca de segurança dentro do Carnaval, e a tecnologia ajuda nesse trabalho, principalmente nos portais, que, desde 2016, vem contribuindo de forma bastante significativa na redução da violência nos circuitos”, afirmou.

O aparato tecnológico conta ainda com aproximadamente 430 câmeras, que serão usadas durante a operação. Dentre elas estão uma câmera 360°, com capacidade de observar grandes espaços e aproximar a imagem em 45 vezes, ambas com alta qualidade de imagem também em ambientes com baixa luminosidade. A operação ainda vai contar com 14 drones para auxiliar o monitoramento das ações no solo.

(…) O governador também ressaltou o uso da tecnologia na operação. “O aparato tecnológico tem crescido a cada ano no esquema de segurança do Carnaval em Salvador. Câmeras foram instaladas em vários pontos da cidade, inclusive no metrô e nos coletes de policiais. Além disso, drones também serão utilizados. Tudo para termos acesso a detalhes do que está acontecendo nos circuitos e no entorno deles”, explicou.

Fonte: Câmeras de reconhecimento facial vão ajudar a identificar criminosos no Carnaval / Correio 24 horas.

Texto 4

Um jovem de 19 anos procurado por homicídio foi preso nesta terça-feira (5) enquanto curtia o carnaval de Salvador vestido de mulher, no circuito Dodô (Barra-Ondina). As informações são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). (…) De acordo com a SSP-BA, Marcos Vinicius de Jesus Neri estava com a fantasia do bloco As Muquiranas quando foi flagrado por uma das câmeras de reconhecimento facial instaladas no circuito da Barra. [Ver texto completo]

Fonte: Procurado por homicídio vai para o carnaval de Salvador vestido de mulher e é preso após ser flagrado por câmera / Portal G1

Boa produção!

Um abraço,
Equipe Redação Nota Dez

Imagem: Bahia Noite e Dia.

Se você deseja receber gratuitamente (e na palma da mão) nossas dicas e temas de redação postados semanalmente aqui no site, faça parte do nosso grupo no WhatsApp. Não se preocupa. Apenas os administradores podem enviar mensagem.

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *