Tema de Redação

ATUALIDADES | A importância da valorização do SUS

Equipe RND
Escrito por Equipe RND em 26 de maio de 2020
ATUALIDADES | A importância da valorização do SUS
Aprenda a escrever uma Redação Nota Dez

Receba nosso conteúdo em seu e-mail:

A partir da leitura e reflexão sobre os textos de apoio abaixo, escreva um texto dissertativo-argumentativo no qual você discorra sobre o seguinte tema: A importância da valorização do SUS. Caso julgue necessário, busque leituras adicionais.

Não deixe de fazer o seu brainstorm -> esqueleto -> rascunho.

TEXTOS DE APOIO

Texto 1

O Brasil tem várias barreiras a romper para ampliar o acesso da população à saúde de qualidade, mas é preciso reconhecer os avanços alcançados desde a implantação do Sistema Único de Saúde, o SUS, em 1988.

“Certos direitos, como o acesso a serviços de saúde e à educação, compõem os elementos que criam uma civilização”, afirma o médico Gonzalo Vecina Neto, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e referência na área. Ele defendeu a necessidade de fortalecer o SUS e de ampliar a integração entre os sistemas público e privado ao falar sobre a importância do sistema de saúde no Brasil.

“Ainda estamos longe de cumprir os princípios da universalidade, da integralidade e da igualdade, que são as bases do SUS, mas caminhamos muito em pontos importantes”, afirma. Ele destaca, por exemplo, o fato de 95% dos transplantes realizados no país serem feitos pelo SUS e de 100% dos pacientes brasileiros com hemofilia receberem medicação gratuita.

O sistema de vacinação brasileiro distribui todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Somos um dos únicos países no mundo que distribui essa quantidade de vacinas.”

Por outro lado, ele aponta a necessidade de repensar o atual modelo de assistência. “Nosso modelo de atenção à saúde é do tempo em que as pessoas morriam de doenças infectocontagiosas: o paciente era tratado e tinha alta. Hoje, 35% das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares e metabólicas, como diabetes, e 20%, por câncer. São doenças para as quais não existe alta.” Por isso, diz, é fundamental que o país invista em atenção primária à saúde.

Fonte: O SUS é um avanço e precisamos fortalecê-lo | Estúdio Folha

Texto 2

“Neste momento em que o coronavírus avança no Brasil ganha importância a defesa do SUS. Mas todo mundo necessita do SUS o tempo inteiro e as pessoas não sabem. A prevenção da dengue, a análise da qualidade da água que a gente toma. Mesmo quem tem plano de saúde precisa do SUS. Agora nesses momentos de crise, em que o sistema público é convocado a dar a resposta, aí que fica claro para todo mundo que ‘ainda bem que a gente tem o SUS’ e não estamos na situação de países como os Estados Unidos” – fala de Hélcio Marcelino, vice-presidente do SindSaúde-SP. [Leia o texto completo]

Fonte: Avanço do coronavírus expõe urgência de valorização do SUS | RedeBrasilAtual

Texto 3

A história da saúde pública no Brasil – 500 anos na busca de soluções | Canal: VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz

Texto 4

Sistema de Saúde brasileiro | Canal: Dráuzio Varella

Texto 5

A Importância do SUS no Combate ao Coronavírus | Canal: Jornalismo TV Cultura

Texto 6

Uma das formas de se fortalecer o sistema é por meio da racionalização do acesso aos serviços de saúde, com reorganização da assistência hospitalar. Ampliar e qualificar a atenção primária, tendo programas de saúde da família funcionando como norteadores de todo o sistema, e equipes multidisciplinares atuando na ponta do atendimento.

A integração dos sistemas de informação com a saúde também é fundamental. Soluções como a telemedicina podem ajudar a desafogar o atendimento em clínicas e ambulatórios, além de racionalizar recursos. A medida ainda ajudaria a melhorar o atendimento de urgência das unidades de saúde, diminuindo o tempo de espera em função da redução da lotação. Criar incentivos à fixação de profissionais em locais de difícil provimento garantiria equipes perenes.

O cuidado e a valorização para com os profissionais do sistema respondem por outro flanco de fortalecimento do SUS. É preciso um olhar abrangente, criando condições materiais, econômicas, sociais e psicológicas para que possam desempenhar o seu trabalho. Estímulos financeiros como atualização e correção anual da tabela de remuneração do SUS, como requisito fundamental para sua viabilidade, além de financiamento de pesquisas, atenção psicossocial, descontos ou mesmo isenção de pagamentos em serviços públicos podem ajudar nesse quesito.

A infraestrutura hospitalar merece especial atenção. Afinal, mesmo valorizados, é impossível para os profissionais de saúde trabalharem sem os insumos mínimos para o atendimento médico. Daí a importância do estabelecimento de critérios técnicos para distribuição de equipamentos e fármacos, tendo como um dos resultados a melhor distribuição dos recursos e meios disponíveis para diagnóstico e tratamento de enfermidades em todas as regiões brasileiras.

Por fim, mas não menos importante, expansão do financiamento do SUS. Criar uma alíquota para uso dos recursos disponíveis nos diferentes fundos públicos pode ser uma solução. A melhor utilização dos recursos provenientes das loterias seria outra, sem falar em doações de pessoas físicas e jurídicas, com abatimento no imposto de renda.

Ademais, a pandemia do novo coronavírus trouxe a oportunidade de fazermos os investimentos e melhorias que o SUS necessita. Agora resta saber se existirá vontade política para isso. [Leia o texto completo]

Fonte: É preciso valorizar o SUS para salvar vidas | Poder 360

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *