Dica de Redação

Escrevo minha redação antes ou depois da prova objetiva?

Ena Lélis
Escrito por Ena Lélis em 22 de outubro de 2020
Escrevo minha redação antes ou depois da prova objetiva?
Aprenda a escrever uma Redação Nota Dez

Receba nosso conteúdo em seu e-mail:

Dúvida geral: escrevo minha redação antes ou depois da prova objetiva?
O meu conselho é que sempre escreva antes. A lógica é que, uma vez que falte tempo, é possível “chutar” as questões da prova objetiva. No caso da redação, impossível! Então, escreva o rascunho completo da sua redação, depois passe para as questões objetivas e reserve um tempo ao final para passar o texto a limpo.

Algumas considerações:

  1. Observe o tema do texto da prova de Português. Caso o assunto seja semelhante ao do tema da Redação, responda primeira a prova de Português. Vale a pena ter mais uma base textual antes de iniciar a redação. E esta base pode estar não apenas no texto, mas também ao longo das questões de Português e Interpretação. Mas se os temas não forem afins, comece mesmo pela Redação;
  2. No caso da banca CESPE, em que uma questão errada anula uma certa, não vale a dica dada mais acima, sobre “chutar” as questões objetivas. Ainda assim, inicie pela Redação.
  3. Quanto ao tempo que você utilizará, ao final, para passar a sua Redação a limpo, somente você poderá saber qual a duração. Como saber? Em seus estudos, em casa, você fará um simulado desse momento e contará quantos minutos usou para isso. Com calma, passe a limpo (com calma e atenção) o rascunho de alguma redação que tenha escrito e cronometre esse tempo. Pronto! Assim você saberá quanto tempo deixar ao final da prova para escrever o seu texto na folha definitiva.

Por fim, aconselho ainda que você respire e mantenha a calma. A ansiedade e o nervosismo impedem a fluidez das suas ideias. Respire fundo quantas vezes precisar e pense positivo!

Grande abraço,
Ena Lélis + Equipe Redação Nota Dez

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Escrevo minha redação antes ou depois da prova objetiva?”

Marcele

Muito bom esse blog. Obrigada pelas dicas!

Ena Lélis

Obrigada, Marcele! É bom poder ajudá-la!